Zorzenon toma posse na Presidência do TRT-RJ

28/01/17

O desembargador Fernando Zorzenon disse que irá adquirir imóveis para o TRT da 1ª Região (RJ) para trazer uma economia significativa de gastos com aluguéis (foto: TRT-RJ)

O desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva tomou posse na Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, nessa sexta (27/01), em cerimônia realizada no Plenário Délio Maranhão, na sede do TRT-RJ. Ele recebeu o cargo da presidente anterior, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos. O desembargador exercerá seu cargo no biênio 2017/2019.

Além de Zorzenon, foram empossados os desembargadores Rosana Salim Villela Travesedo (vice-presidente), José Nascimento Araujo Netto (corregedor) e Mery Bucker Caminha, vice-corregedora.

Diretoria do Sindicato presente

A diretoria do Sindicato dos Advogados-RJ compareceu à cerimônia, com as presenças de Claudio Goulart de Souza (tesoureiro),  José Antonio Fachada, Vagner Braga Couto (Conselho Fiscal), Carlos Henrique de Carvalho (Kique) e Marcelo Cavanellas Zorzenon da Silva.

Em seu discurso de posse, Zorzenon destacou que a prioridade de sua administração será a aquisição de imóveis para a Primeira Região, o que irá trazer “uma economia significativa de gastos com aluguéis (retirado do site do TRT-RJ)”.

O presidente também afirmou que irá “estreitar o diálogo com a advocacia, em especial para buscar aprimoramentos no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (retirado do site do TRT-RJ)”.

Zorzenon já se reuniu com a diretoria depois de eleito

Registre-se o fato de que assim que Zorzenon foi eleito presidente pelo Pleno do Tribunal, em novembro de 2016, ele recebeu a diretoria do Sindicato dos Advogados-RJ, em uma visita de cortesia. Na audiência, o presidente do Sindicato, Álvaro Quintão, disse ao desembargador que os advogados têm muita expectativa pela nova gestão por causa do bom trabalho dele na Corregedoria do Tribunal, na administração de 2011 a 2013. Nessa época, Zorzenon, como corregedor, publicou o Provimento que regulamentava as pautas de audiências, os procedimentos para prolação de sentença, entre outras determinações para os juízes de 1ª instância – leia mais aqui.

Álvaro Quintão, que não pôde comparecer à cerimônia de posse por motivos profissionais, deseja sucesso à nova administração e afirmou aqui em nosso site: “Também buscaremos a direção para discutir o funcionamento do TRT-RJ”. Com isso, ele irá pedir uma audiência oficial com o desembargador Zorzenon e também com o novo corregedor, desembargador José Nascimento.

Novo corregedor José Nascimento (centro) – o Sindicato dos Advogados irá pedir uma audiência com a Corregedoria para discutir os graves problemas de funcionamento do TRT-RJ (foto: TRT-RJ)

Biografia

Natural de Ribeirão Preto (SP), o desembargador Fernando Antonio Zorzenon é formado em Direito e começou a trabalhar como bancário até ser convidado a trabalhar como advogado no próprio banco. Ele prestou concurso para a magistratura trabalhista em 1982, tendo sido aprovado em julho de 1982 como juiz do Trabalho substituto. Em 2001, tornou-se desembargador do Trabalho, tendo sido corregedor de 2011 a 2013.