Leia a mensagem da ABRAT para Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus

25/05/16

Homenagem da Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista a Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus, falecida dia 25/05:
Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus, advogada militante no duplo sentido: profissional e associativo. Sempre esteve presente nas lutas encetadas pelas mulheres e excluídos, e corporativamente, através do Sindicato dos Advogados, ACAT, da OAB/RJ, através da Comissão da Mulher ou, quando necessário, exercendo firme oposição aos dirigentes que não representassem os interesses dos advogados e da Nação.
Foi a 1ª. Secretária Geral da OAB/RJ, na gestão do Presidente Carlos Maurício Martins Rodrigues, igualmente, de Mulheres da Administração Wadih Damous. Advogada trabalhista, militou nas associações correspondentes tanto em nível estadual (ACAT), como em âmbito nacional (ABRAT), sendo que pela ABRAT, atuou na Fundação da própria, assim como da ALAL e da JUTRA. Apoiou, desde a formação, o OPINIO IURIS – INSTITUTO DE PESQUISAS JURÍDICAS exercendo cargos de diretoria em suas várias direções, acompanhando atividades de encontros, simpósios, seminários. E atuou também, politicamente, para além da categoria dos advogados, militando no seu partido, o PCdoB com a mesma devoção que dedicava ao trabalho pela advocacia e pela Justiça, com uma rigidez ideológica contagiante.
Exemplo de dedicação, humildade e ternura, Jô unia a firmeza de suas convicções e atitudes ao carinho dispensado aos companheiros de todas as jornadas. Sentiremos muito sua falta. A melhor homenagem que lhe podemos dedicar, buscamos nos versos de outra companheira que – como Jô, apelido carinhoso – era uma das imprescindíveis, Loreta Valadares: prometemos, querida JÔ: “vamos até onde não alcançaste ir”, sempre com os olhos voltados para o futuro pelo qual tanto lutaste e que, lentamente, iremos conquistar. Colhemos tuas tantas bandeiras e seguiremos em frente. E temos certeza, tuas ideias, tua coragem e tua doçura seguirão conosco.
QUE NOSSAS VOZES ECOEM TÃO ALTO PARA QUE CHEGUEM ATÉ VOCÊ E SAIBA QUE ESTARÁ, SEMPRE ENTRE NÓS: COMPANHEIRA JÔ, PRESENTE!
Observação: o velório será nessa quarta (25), no Cemitério do Caju (Rua Manoel Gomes, nº 155), de 11h às 11h30.