Iniciada exumação dos restos mortais do ex-presidente Jango

15/11/13

Do site da polícia Federal (13/11): O processo de exumação do corpo do ex-presidente João Goulart no Cemitério Municipal de São Borja, coordenado pela Polícia Federal, foi iniciado na manhã desta quarta-feira (13/11). O trabalho terá a cooperação de peritos do Brasil, Cuba, Argentina e Uruguai, além de observadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A família de Jango acompanhará o procedimento, que deve levar algumas horas.
O corpo do ex-presidente será levado a Brasília, onde receberá honras de chefe de Estado na quinta-feira (14), e retornará à cidade natal após passar por perícia na Polícia Federal em Brasília. O objetivo do trabalho é investigar a possibilidade de envenenamento de Jango.
Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo participaram nesta terça-feira (12), em São Borja (RS), de audiência pública para esclarecimento da exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart.
A ministra Maria do Rosário agradeceu à família do ex-presidente pela confiança depositada no governo federal. “A nação brasileira assumiu um caminho definitivo para a democracia. Este é o sentido político da homenagem que o presidente João Goulart receberá em Brasília, com as devidas honras de Chefe de Estado”, disse.
Para o Ministro da Justiça, a elucidação da verdade é um pressuposto básico do sistema democrático. “Os familiares têm o direito de saber como morreram seus entes queridos. Cidadãos têm o direito de saber como morreram seus lideres”, afirmou. O filho de Jango, João Vicente Goulart, ressaltou que trata-se de um resgate histórico não apenas para sua família, mas para todo o país. “A grande vítima do golpe foi a Constituição brasileira, o povo brasileiro. Hoje é o primeiro grande passo para contarmos uma história que foi omitida durante muitos anos”, disse.