ELEIÇÃO SAERJ: A CHAPA ‘INOVAR E AMPLIAR CONQUISTAS’ TEM COMO CANDIDATO A PRESIDENTE O DR. CLAUDIO GOULART

13/10/20

Claudio Goulart é o candidato a presidente do SAERJ pela chapa “Inovar e Ampliar”

A Chapa “Inovar e Ampliar Conquistas” com o advogado Claudio Goulart candidato a presidente (foto) foi a única a se inscrever para o pleito que elegerá a nova diretoria do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) para o triênio 2020 a 2023; a eleição se realizará nos dias 28 e 29 de outubro, de modo on-line e com uma urna fixada na sede do sindicato.

Em breve, os sócios aptos a votar receberão por email as instruções para votar on-line. As instruções também serão divulgadas em nossas redes sociais.

Leia o edital da eleição.

Leia o edital com o registro da chapa.

A seguir, dentro da tradição do sindicato de divulgar as contribuições e nominatas das chapas inscritas para o pleito, o site do SAERJ publica o manifesto e a nominata da chapa “Inovar e Ampliar:

ELEIÇÕES DO SINDICATO DOS ADVOGADOS-RJ (SAERJ)

CHAPA INOVAR E AMPLIAR CONQUISTAS – CLAUDIO GOULART PRESIDENTE

A Chapa Inovar e Ampliar Conquistas tem o advogado Claudio Goulart como Presidente; compõem também a chapa representativos nomes da advocacia do Rio de janeiro, que irão disputar as eleições do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), que ocorrerão dias 28 e 29 de outubro de 2020 – mandato para o triênio 2020 a 2023.

Excepcionalmente, devido à pandemia ainda em curso do novo coronavírus (Covid-19), a eleição será híbrida, votação on-line ou através da urna física instalada na sede da entidade, podendo votar todos os sócios considerados aptos pela Comissão Eleitoral.

A Chapa Inovar e Ampliar Conquistas é pautada pelos preceitos adotados ao longo das últimas gestões do SAERJ, representadas pelos presidentes dr. Paulo Goldrajch (in memorian), Dr. Wadih Damous, Dr. Sergio Batalha e o atual presidente, Dr. Álvaro Quintão, que também compõe a nossa chapa. Paralela à experiência acumulada nos últimos anos, a Chapa conta com a renovação expressiva de sua direção, ou seja, contará também com o entusiasmo dos novos diretores e diretoras.

Conheça as principais propostas da Chapa Inovar e Ampliar Conquistas:

– A defesa firme e sem qualquer hesitação das prerrogativas da advocacia fluminense em suas mais diferentes facetas (empregada, associada, sócia, audiencista, autônoma dentre outras).

– A intransigente defesa da Constituição Brasileira, não hesitando em discutir os problemas históricos de nossa sociedade, notadamente a profunda desigualdade material e a rígida hierarquização social que ainda hoje nos caracterizam como nação;

– A defesa, a promoção e o avanço dos direitos trabalhistas, sociais e econômicos que constam em nossa Constituição e nos Documentos Internacionais que orientam o tema;

– A defesa firme do salário ético e melhores condições de trabalho dos advogados empregados em escritórios, sociedades de advocacia e outras empresas, com a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato das Sociedades de Advogados RJ/SP (Sinsa) e a manutenção do piso salarial da advocacia dentro da Lei do Piso Estadual aprovado anualmente pela ALERJ (uma fundamental conquista de nossa entidade em 2008);

– Apoio às reivindicações dos pequenos e médios escritórios, assim como dos advogados associados, audiencistas e autônomos, buscando uma relação maior com o Instituto Brasileiro de Pequenos Escritórios de Advocacia (IBPEA) e com outras entidades que cuidam do tema;

– A defesa do enorme segmento da advocacia que trabalha sem qualquer vínculo, sendo explorada por alguns grandes escritórios. Com isso, nosso compromisso com esses colegas será o de acolher as denúncias e levá-las ao MPTRJ, resguardando todo o cuidado para não quebrar as prerrogativas dos escritórios eventualmente envolvidos;

– Interiorização da entidade através das delegacias regionais, oportunidade em que poderemos nos empenhar ainda mais na luta dos colegas do interior do estado;

– A igualdade de gênero nas instituições jurídicas (temos metade da nominada composta por mulheres, sendo que elas são maioria na direção executiva), inclusive, defendemos que o primeiro ato da nova gestão seja a mudança do nome do Sindicato dos Advogados para Sindicato da Advocacia;

– A manutenção e aprofundamento das condições para que o SAERJ continue sendo uma entidade independente, tanto politicamente quanto em termos financeiros, buscando o aumento do número de sócios;

– Acolher as reivindicações dos estudantes de Direito e buscar aproximá-los do sindicato e da real situação do mercado, seja com cursos on-line, seja por meio de reuniões específicas com a nossa diretoria, tendo em vista a melhoria dos cursos jurídicos, com a consequente luta contra o aviltamento da profissão;

– Discutir e apoiar as reivindicações das minorias contidas na sociedade fluminense e que estão presentes na advocacia sobre diversas formas: movimento negro, LGBT, movimento ecológico, entre outros. Para isso, vamos manter um contato mais próximo com a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e outros órgãos que tratam do tema;

– Trazer para a advocacia o mais amplo e profundo contato com profissionais experimentados da nossa profissão, com a realização de cursos e seminários presenciais e on-line, sempre se possível, de maneira gratuita para os associados;

Com isso, conclamamos você associado a votar e o seu apoio para Chapa Inovar e Ampliar Conquistas para a diretoria do Sindicato dos Advogados-RJ, com Claudio Goulart Presidente. A eleição será realizada nos dias 28 e 29 de outubro de 2020. A seguir, apresentamos todos os nossos candidatos à diretoria:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Claudio Goulart de Souza