CUT Rio realiza ato da Comissão Nacional pela Memória, Verdade e Justiça

13/09/13

A CUT Rio vai realizar nessa quarta, dia 18, às 19h, na OAB, o ato da Comissão Nacional pela Memória, Verdade e Justiça da CUT, que reunirá trabalhadores perseguidos pela ditadura militar. Instituída pela CUT Nacional, a Comissão vai levantar informações e documentos históricos sobre a repressão contra o movimento sindical no período ditatorial em todo o país. Depoimentos de ex-dirigentes sindicais e trabalhadores perseguidos, cassados, torturados e exilados serão colhidos e gravados para constar do relatório, que deve ficar pronto até julho de 2014. A Comissão da CUT vai pedir reparação para os perseguidos pelos militares. Ela também vai colaborar com a Comissão Nacional da Verdade pela responsabilização e punição dos que cometeram crimes contra o povo brasileiro durante o período.
No dia 31 de março de 1964, data do golpe militar, mais de 600 sindicatos sofreram intervenção, sindicalistas foram presos, cassados, perseguidos. No site da CUT Nacional, Expedito Solaney Pereira de Magalhães, secretário de Políticas Sociais da CUT Nacional, afirmou: “É necessário que haja punição dos crimes de lesa humanidade, como desaparecimentos, tortura, assassinatos. Estes crimes não prescrevem. Os responsáveis devem ir para a cadeia e precisa haver reparação dos perseguidos. Nós trabalhadores temos que escrever a história com as nossas próprias mãos”.
Abaixo, o cartaz do ato: