Caso do Quilombo Sacopã deve ir a julgamento amanhã

13/08/12

Deverá entrar em pauta amanhã (14/08), a partir das 9h, na 18º Câmara Cível do TJ/RJ, o caso do Quilombo Sacopã. Trata-se de uma ação, movida na 8ª Vara Cível, por cinco condomínios da área, para impedir que aconteçam festas no local. Os moradores do quilombo recorreram.
O julgamento estava suspenso porque uma juíza tinha pedido vista.
O quilombo fica na Rua Sacopã 250 e é o único em área urbana no Rio reconhecido pelo governo federal. O lugar, num dos bairros mais valorizados do Rio, começou a ficar famoso na década de 70, por causa de uma roda de samba e também da feijoada oferecida ao público.
No dia 07 de agosto, o Quilombo Sacopã foi considerado Área de Especial Interesse Cultural pela Câmara de Vereadores do Rio.
O diretor do Sindicato dos Advogados, Tito Mineiro, que também é integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, está acompanhando o caso.