ÁLVARO QUINTÃO RECEBEU A MEDALHA PEDRO ERNESTO POR SUA LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

14/12/19

O presidente do Sindicato dos Advogados-RJ, Álvaro Quintão, recebeu nessa sexta-feira (13) o conjunto de medalhas Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, a partir de indicação do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL-RJ). A cerimônia foi realizada no auditório Evandro Lins e Silva da OAB-RJ e contou com as presenças, na mesa do evento, do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; da presidente do IAB, Rita Cortez; do presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio, juiz Ricardo Pereira; e de Valéria Pinheiro, vice-presidente da Diretoria de Mulheres da seccional-RJ e diretora do Sindicato.

O vereador dr. Marcos Paulo, ao entregar a medalha (foto acima), disse que a indicação se deve à atuação de Álvaro na defesa dos direitos humanos ao longo de sua carreira de advogado. Quintão, que é secretário geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ (CDH), em sua fala elogiou a gestão de Bandeira, que atua sempre “em defesa da advocacia”; ele parabenizou a atuação dos integrantes da CDH e, na linha dos discursos dos que o antecederam feitos pelos integrantes da mesa, lembrou que o País vive um momento perigoso, mas que os advogados têm que estar presentes na resistência em prol da democracia, na defesa das minorias e na defesa das legislações social e trabalhista, que estão sob ataque direto do governo federal e estadual.

Trecho do discurso de Álvaro pode ser visto aqui.

Na mesma cerimônia, receberam a Moção de Congratulação e Louvor da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro diversos advogados, entre eles Luciano Bandeira, Marcello Oliveira e Fabio Nogueira, da Diretoria da Ordem, e os diretores do Sindicato: Claudio Goulart, Hilário Franklin, Ricardo Carneiro Ribeiro Pinto, Sergio Batalha Mendes e Valéria Pinheiro, além de Ítalo Pires Aguiar, associado. Presente, também, à cerimônia, o ex-presidente da OAB-RJ Wadih Damous.

A seguir, a lista completa dos advogados que receberam a Moção de Congratulação e Louvor da Câmara pela defesa dos direitos humanos (em negrito, os diretores do Sindicato dos Advogados-RJ):

Luciano Bandeira, Fábio Nogueira, Marcello Oliveira, Claudio Goulart, Hilario Franklin, Ricardo Carneiro Ribeiro Pinto, Sergio Batalha Mendes, Valéria Pinheiro, Aderson Bussinger Carvalho, Alfredo Hilário de Souza, Amanda Pereira de Magalhães, Andréa Maria Viana Bussade de Oliveira, Caio Silva de Sousa, Carlos André Rodrigues Pedrazzi, Carolina Bezerra Lima da Silva, Celia Maria Crespo de Campos, Claudete Capella Do Valle, Claudio Roberto Vianna, Eduardo Augusto Mentzingen Linhares, Fernanda Castro Faria Graça Melo, Fernando Augusto Henriques Fernandes, Flávio Villela Ahmed, Geraldo Marcos Nogueira Pinto, Giowana Cambrone Araujo, Guiomar Aparecida da Silva Mairovitch, Hélio das Chagas Leitão Neto, Henrique Rabello de Carvalho, Ítalo Pires Aguiar, James Walker, José Eduardo Figueiredo Braunschweiger, Luís Cláudio Martins Teixeira, Luis Guilherme Martins Vieira, Marcelo Gouvea Schaefer
Marcio Lopes Cordero, Margoth Silvana da Silva Cardoso, Mariana Correia Rodrigues, Marinete da Silva, Marta Regina Pinto Pinheiro, Nadine Borges, Paulo César Brasiliense Canuto, Rafael Caetano Borges, Rodrigo Fontoura Assef, Rodrigo Mondego e Sandra Maria Pinheiro Ornellas.

Na foto a seguir, parte da diretoria do Sindicato presente ao evento.