Convenção Coletiva de Trabalho garante R$ 2 mil de piso – leia a convenção

17/08/12

O Sindicato dos Advogados assinou em agosto a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato das Sociedades de Advogados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa), órgão representativo dos escritórios. O acordo com o Sinsa garante importantes direitos para os advogados empregados no estado do Rio, como o salário normativo de R$ 2 mil (maior que o piso regional, que é R$ 1.861), auxílio reembolso-creche, salário admissional de substituto e comissão para discutir a jornada de trabalho.
A cerimônia de assinatura ocorreu no escritório de Mathias Von Gyldenfeldt, vice-presidente do Sinsa. Assinaram o acordo pelo Sinsa o seu presidente, Geraldo Baraldi Júnior (em São Paulo), e o próprio Mathias. Pelo Sindicato assinaram o presidente Álvaro Quintão e o secretário adjunto Luiz Alexandre Fagundes de Souza.
Esta é a segunda convenção assinada entre os sindicatos. A primeira ocorreu em 2007. O presidente do Sindicato, Álvaro Quintão, afirmou na cerimônia estar muito satisfeito com o acordo: “Este um dos melhores acordos existentes no Brasil. Vários sindicatos de outros estados estão nos procurando para usarem como referência o nosso acordo”.
Todos os escritórios têm que cumprir a convenção.
Álvaro acredita que apenas o sindicato de São Paulo, que já celebrou várias convenções, conseguiu avançar mais do que o do Rio, mas ressalva: “Não tenho dúvidas que em breve teremos condições tão boas quanto as que possuem os advogados paulistas”. O presidente colocou o Sindicato à disposição para esclarecer as dúvidas dos advogados.
O secretário adjunto do Sindicato, Luiz Alexandre, que negociou a convenção pela entidade, afirmou: “Está aberto um canal de negociação com o SINSA, o que demonstra a possibilidade de debatermos aspectos importantes para os advogados e escritórios”.
A convenção é válida a partir de 1º de dezembro de 2011, com caráter retroativo e todos os escritórios têm que cumprir o acordo.
Os diretores do Sindicato Claudio Goulart de Souza e Ricardo Menezes também compareceram à cerimônia.